Objetivos

Compreender as atitudes sociais face à macro-geração de energias renováveis, designadamente as centrais solares e eólicas, pela análise dos consensos e controvérsias sobre estas tecnologias em Portugal. O problema de investigação será analisado a dois níveis, nacional e local.
Enquadramento nacional
Objectivos: construir uma imagem abrangente das acções e discursos dos actores sociais envolvidos: políticos, decisores, empresas, ONG ambientais, outras organizações da sociedade civil, cientistas.
Em análise: os processos de desenvolvimento de políticas e incentivos, de planeamento e tomada de decisão sobre localizações específicas, de gestão de interesses e valores divergentes. Será prestada uma atenção particular ao recurso ao aconselhamento de peritos e ao uso de argumentação científica e a como é vista a participação dos cidadãos nos processos deliberativos.
Metodologia: análise documental e a entrevista a informantes privilegiados. Uma análise detalhada dos processos de Avaliação de Impacto Ambiental das centrais solares e eólicas será uma fase central deste trabalho. Esta tarefa será ainda complementada com duas outras análises extensivas: uma avaliação da forma como os media representam as energias renováveis e os parques solares e eólicos em particular, pela recolha e análise de artigos de imprensa e entrevistas a jornalistas; um estudo das tendências da opinião pública sobre energias renováveis, com base nos dados de inquéritos nacionais e internacionais.
 Nível local
Objectivos: executar em estudos de caso em localidades próximas a parques eólicos e centrais solares, escolhidas de acordo com os dados recolhidos nas etapas anteriores, procurando assegurar a diversidade geográfica e de características locais.
Em análise: efeitos socioeconómicos das centrais solares e eólicas nas percepções e comportamentos das comunidades locais face às vantagens e desvantagens sociais e económicas, aos riscos ambientais e de saúde, às transformações na paisagem e no uso da terra, às representações da tecnologia e das energias renováveis; nas tensões e conflitos, bem como nas negociações e compromissos tecidos entre agentes locais; nas interacções entre cidadãos e peritos, analisando o diálogo e as trocas entre diferentes tipos de conhecimento.
Metodologia: análise documental, entrevistas, observação etnográfica e workshops com actores locais.
 A intenção global do projecto é produzir conhecimento cientificamente sustentado mas também socialmente relevante, que forneça informação que possa ser usada para melhorar as relações entre ciência e sociedade e promover a participação cidadã na tomada de decisão sócio-técnica.